O que devemos esperar da CNN Brasil? Todos os detalhes sobre uma das maiores emissoras do mundo,que chega ao país ainda em 2019.
CNN. Logo quando essa sigla é pronunciada,várias coisas vem á cabeça: EUA,notícias,economia,e principalmente,maioridade no mercado.
Em 14 de Janeiro,Douglas Tavolaro (ex-RecordTV) anunciou que o Brasil também teria uma CNN só sua. O licenciamento da marca americana foi acordado pelo empresário Rubens Menin,da construtora MRV. Na nova emissora de notícias 24h da CNN,Tavolaro será o CEO,e Menin o presidente do conselho administrativo.
A CNN Brasil,é muito aguardada,pois veio pra afrontar. A rede mundial de emissoras especializadas em notícias chega em um país,onde esse cargo já tem dono. A GloboNews pode ficar ameaçada,mesmo com sua audiência disparando nos últimos tempos. O império do GrupoGlobo pode acabar segundos depois do minuto da inauguração da CNN BR.
Tanto,que a Record já está traçando estratégias para barrar a audiência da nova emissora. O grupo de Edir Macedo quer abrir uma nova emissora de notícias,também 24h,porém,esta nova emissora seria diferente de sua emissora nesse estilo, a Record News. Relançar a Record News seria inviável,já que a emissora tem sinal aberto,e não é totalmente focada em noticiários. A nova emissora seria somente por assinatura,não teria sinal aberto e seria focada somente em notícias.
Em comunicado, Tavolaro e Menin disseram que a nova filial brasileira vai dispor de suas instalações principais em São Paulo,e que além disso,haverão escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília,também havendo correspondentes internacionais.
Para muitos,Sérgio Aguiar (ex-GloboNews) deixou a emissora em que trabalhava desde sua fundação para migrar para a CNN. A contratação até agora não foi anunciada.
Mas afinal,se a CNN já teve parcerias brasileiras apresentadas,porque somente agora a emissora chega ao Brasil?
A resposta é clara:Programa de compliance da Turner,programadora do grupo Time Warner,comprado recentemente pela AT&T.
Segundo informações do jornalista Daniel Castro,esta seria uma boa resposta.
Compliance é uma nova área nas grandes empresas que visa proteger a imagem dela perante o público e o mercado por meio da adoção de normas de conduta para seus profissionais e de padrões para os processos produtivos. Abrange de áticas que visam impedir a corrupção ao comportamento de seus funcionários.
A Record já tem um histórico de conversas mal-sucedidas com a CNN. Até mesmo antes da Record News. A emissora paulista teve o interesse em comprar o know-how do canal americano.
Segundo pessoas que participaram das negociações,a Record foi "gongada" por ter ligações com uma Igreja (IURD) e um partido político (PRB). A ideia inicial era de que a CNN chegasse ao Brasil para substituir a Record News.
Mas a Record não foi a única emissora brasileira á tentar uma parceria com a CNN.
Em 2017,a RedeTV! tentou uma parceria com o canal americano,mas novamente,as conversas foram mal-sucedidas. Tudo ia bem,mas aí os americanos viram seu sucesso financeiro no mercado, e a dependência da RedeTV! com suas alugações excessivas de horários da programação para igrejas.Códigos de ética do tal "compliance" da CNN proíbem sua associação com igrejas e partidos políticos.
Segundo informações iniciais,a CNN Brasil irá contar com pelo menos 800 funcionários,e a fase de treinamento já teria sido iniciada,para a nova emissora estar na ativa já no final de 2019.
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